quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Top 10 Revoluções do Século 21


Revoluções estão transformando o nosso mundo durante a última década ou assim. Movimentos sociais e políticos criaram uma época distinta e deixaram uma marca que abriu caminho para mudanças significativas.


1. Revolução da Tecnologia da Informação:


Estamos em meio à revolução da tecnologia da informação. Nos últimos anos, a revolução da tecnologia da informação transformou sociedade norte-americana, levando a novos tipos de processos de trabalho e organizações empresariais. As escolas estão agora ligados amplamente pela internet e outras tecnologias, como smarttech. Há ainda uma dependência menor de métodos tradicionais de papel e caneta.

2. Revolução Laranja, 2004-2005:


Em 22 de novembro de 2004, milhares de manifestantes pacíficos encheram a Praça Independente em Kiev para protestar contra os resultados das eleições na Ucrânia e no poder do governo elitista de fraudar os resultados eleitorais. Estes protestos não-violentos ficaram conhecido como a Revolução Laranja. Em 03 de dezembro, uma vitória seguiu-se para os revolucionários laranjas e apoiantes de Viktor Yushcenko. O Supremo Tribunal da Ucrânia pediu uma recontagem e uma nova eleição. Sob o escrutínio dos observadores internacionais, esta eleição transcorreu sem problemas. Yushchenko conseguiu vencer o ex-primeiro-ministro Yanukovych. Como parte da Revolução Laranja, a Constituição mudou e mudou o poder do primeiro-ministro no parlamento.

3. Revolução Egípcia de 2011:


Inspirados pela Revolução da Tunísia, a Revolução Egípcia de 2011 teve lugar depois da revolta popular de 25 de janeiro de 2011. Multidões de manifestantes exigiram a saída do presidente egípcio Hosni Mubarak do poder. Pelo menos 846 pessoas morreram e 6.000 ficaram feridas em confrontos entre os militares e as pessoas em grandes cidades como Cairo e Alexandria. Em 11 de Fevereiro, Mubarak renunciou ao cargo depois de críticas internacionais. Os militares tomaram o país até que um novo presidente seria eleito no outono de 2011.

4. Revolução da Tunísia, 2010-2011:


A revolução na Tunísia começou em dezembro de 2010 e levou à destituição do Presidente Zine El Abidine Ben Ali em janeiro de 2011. A inflação dos alimentos, altos índices de desemprego e Corrupção política foram algumas das queixas que os revolucionários manifestaram. A revolução provocou onda de protestos no Egito e outros países árabes (Primavera árabe).

5. Revolução Bolivariana, de 2007:


A revolução refere-se a um movimento esquerdista social e política na Venezuela. O movimento foi liderado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez. A "Revolução Bolivariana" é o nome de Simón Bolívar, que foi destaque nas guerras hispano-americanas de independência e conseguiu a independência da maioria do norte da América Latina do jugo espanhol. A Revolução Bolivariana destinado para independência, democracia econômica, a distribuição equitativa das receitas, e um fim à corrupção na Venezuela.


6. Revolução Rosa de 2003:


A Revolução das Rosas foi um protesto popular sobre uma eleição parlamentar  fraudada que desencadeou uma revolta política. A revolta forçou o ex-presidente georgiano Eduard Shevardnadze a renunciar em 23 de novembro de 2003.  Positivas mudanças econômicas e políticas seguidas no interior do país após a revolução, sobretudo na capital, Tbilisi.

7. Revolução no Quirguistão de 2005:


Revolução das Tulipas (ou da Tulipa)  foi vista como um triunfo da democracia. Depois de governar o país desde sua independência da União Soviética, o presidente Askar Akaev não estava elegível para concorrer novamente em 2005. A revolução buscou o fim do regime de Akayev e de sua família e companheiros, que na opinião popular se tornaram cada vez mais corruptos e autoritários. Após a revolução, Akayev fugiu para o Cazaquistão e Rússia . Em 4 de abril, ele assinou sua declaração de renúncia na presença de uma delegação parlamentar do Quirguistão na embaixada de seu país em Moscou , e em 11 de abril o Parlamento do Quirguistão ratificou sua renúncia..
Mas os anos desde a revolução o país viu uma recaída no caminho para a democracia. Na verdade Quirguistão assimilou alguns dos aspectos mais detestáveis ​​de seu autoritarismo vizinhos da Ásia Central, incluindo o Usbequistão. (leia mais aqui)

8. Revolução de Honduras, de 2009:


Os membros das forças armados invadiram a casa do Presidente democraticamente eleito de Honduras, Manuel Zelaya, e poderosamente levou-o para um avião que o levou a Costa Rica. Os revolucionários foram contra a Constituição hondurenha que proíbe qualquer pessoa de alterar o limite de mandato do Presidente, de quatro anos. A tentativa de revolução começou com a tentativa de Zelaya de mudar a Constituição e realizar um referendo.

9. Revolução do Cedro de 2005:


A Revolução do Cedro começou com levantes no Líbano para protestar contra a influência da Síria. Muitos manifestantes queriam que o governo sírio retirasse as tropas do Líbano. Eles também procuraram estabelecer uma liderança independente e para trazer o antigo primeiro-ministro, Michel Aoun, do exílio. A revolução fez disparar o assassinato do Primeiro-Ministro Rafik Harini em 2005.

10. Revolução Verde Africana:


A Nova Revolução Verde na África está sendo liderada pelos mesmos atores que fundaram o conceito na Ásia. A Fundação Rockefeller lidera o grupo e está pavimentando o caminho para a entrada de agroquímicos transnacionais, fertilizantes e empresas de biotecnologia agrícola para vender suas mercadorias. O objetivo é eliminar a escassez de alimentos na região Africana e para impulsionar a economia do continente, onde 16 dos 18 países estão subnutridas.

Um comentário:

  1. VENHO AQUI ESTENDER MEU PARABÉNS PELO MATERIAL ESXPOSTO.
    VAI CLAREAS OS CONHECIMENTOS PARA O VESTIBULAR QUE ESTA SE APROXIMANDO.

    PARABÉNS MAIS UMA VEZ E CONTINUEM A EXPOR MATERIAS NESTE ESTILO

    OBRIGADO PEL AJUDA

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.