quinta-feira, 5 de julho de 2012

Jovem de 23 anos morre após lipoaspiração em Vitória

Jovem de 23 anos morre após lipoaspiração em Vitória
Ela não teria respeitado orientação de jejum antes da cirurgia; outra suspeita é de embolia

Uma jovem de 23 anos, morreu na manhã de ontem, em Vitória, dois dias após ser submetida a uma cirurgia para implante de silicone nos seios e lipoaspiração, no Hospital Praia do Canto. Ana Carolina Barreto do Prado foi operada na segunda-feira e, ontem, por volta das 6h30, teria sofrido paradas respiratórias em decorrência de complicações da cirurgia. Ela morreu cerca de três horas depois.

Segundo o presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Ariosto Santos, a morte de Ana Carolina pode ter sido causada por um broncoespasmo. "Parece que a paciente não estava com o estômago totalmente vazio. Ela pode ter regurgitado e aspirado esse conteúdo, que foi parar nos pulmões. Depois disso, ela permaneceu na Unidade de Terapia Semi-intesiva e chegou a apresentar melhoras, mas ontem de manhã sentiu falta de ar e teve a parada respiratória", explicou.

Sem UTI
O hospital não possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outra hipótese para a causa da morte seria embolia pulmonar, que ocorre quando a paciente é submetida a uma cirurgia demorada ou passa muito tempo sem se movimentar. É causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos ou êmbolos) que, na maior parte das vezes, se formam nas veias profundas das pernas ou da pélvis e são liberados na circulação sanguínea.

A direção do hospital não quis se pronunciar sobre o caso, alegando respeito à dor da família, e não informou o nome do médico responsável pela cirurgia. Parentes de Ana Carolina também não quiseram falar sobre o assunto. Segundo informações fornecidas por um familiar que não se identificou, na porta do hospital, Ana Carolina morava em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, mas a família seria do Estado.
foto: Bernardo Coutinho

Até as 20 horas de ontem, o corpo de Ana Carolina não havia sido liberado no Departamento Médico Legal
Cuidados antes da cirurgia plástica
Profissional

Antes de optar por um profissional, busque indicações com algum conhecido que já tenha se submetido a algum procedimento. Também é preciso se informar sobre a qualificação do médico e checar se o profissional é mesmo cirurgião plástico. Outra dica é consultar mais de um cirurgião

Clínica ou hospital

Veja se a clínica ou hospital possui alvará de funcionamento e licença sanitária

Equipamentos

Os produtos e equipamentos devem ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

UTI

Se não contar com leitos de UTI, a unidade hospitalar deve ter condições de dar atendimento seguro ao paciente em casos de complicações, inclusive de remoção para outras unidades

Exames

Faça todos os exames pré-operatórios solicitados pelo seu médico para identificar possíveis problemas de saúde que podem causar complicações durante ou após a cirurgia

Medicamentos

Suspenda o uso de todo tipo de medicamento, até mesmo de fitoterápicos, antes da cirurgia, e informe seu médico sobre todas as substâncias ingeridas antes da cirurgia

Jejum

Siga corretamente todas as orientações do seu médico sobre a realização do jejum horas antes da cirurgia

Indefinição

O corpo de Ana Carolina foi levado para o Departamento Médico Legal (DML) na tarde de ontem, onde passou por necrópsia. O exame é necessário, segundo o médico legista José Luiz Federici, porque há dúvidas com relação à causa da morte. Até o início da noite de ontem, a necrópsia ainda não havia sido concluída. Apenas o atestado de óbito seria entregue à família atestando, preliminarmente, "causa indefinida".

O Conselho Regional de Medicina (CRM) informou que vai abrir sindicância para apurar as responsabilidades do hospital e do médico no caso.

"Procedimentos normais", diz clínicaPor meio de um dos membros de sua equipe jurídica, o advogado Victor Conti, a Clínica Praia do Canto informou que o estabelecimento trabalhou "dentro dos procedimentos corretos" estabelecidos para a situação. A clínica preferiu não dar detalhes a respeito do procedimento cirúrgico alegando risco de "violação ao sigilo profissional".

Meio copo de água já pode trazer riscos 

Não seguir a recomendação médica de realizar jejum horas antes de uma cirurgia pode causar complicações e até a morte do paciente. Segundo o presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Ariosto Santos, se o paciente não cumprir o jejum e beber apenas meio copo de água antes da cirurgia pode prejudicar o andamento do procedimento.

"Quando se submete a um cirurgia plástica o paciente está sujeito a vários riscos. Por isso, é preciso tomar vários cuidados antes do procedimento. Um deles é fazer o jejum corretamente. Se isso não ocorre, o paciente pode ter broncoespasmos - quando ocorre uma espécie de refluxo e o líquido do estômago volta e é aspirado pelo paciente", alerta o especialista.

Também é essencial, segundo o médico, que o paciente faça todos os exames pré-operatórios, informe ao profissional sobre todos os medicamentos que costuma tomar e suspenda o uso desses remédios antes da cirurgia. "Se não fizer isso e omitir informações, o médico pode não conseguir tratar algum problema que venha a acontecer durante a cirurgia", acrescenta.

Além disso, o paciente também deve checar se a clínica ou hospital possui alvará de funcionamento e licença sanitária. A existência de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também é importante, mas não obrigatória. Por isso, deve-se ter certeza de que o local possui condições de dar atendimento seguro em casos de complicações.

Mesmo tomando todas essas precauções, o paciente ainda está sujeito a complicações anestésicas, infecções e processos embólicos. "Os pacientes precisam ter consciência de que o risco de complicações existem", finaliza Ariosto Santos.



A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.